top of page

14 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO REINO DA FRANÇA MICRONACIONAL

REINO DA FRANÇA MICRONACIONAL

Gabinete de Sua Majestade Real

Versailles, 29 de setembro de 2022



​O Grão-Ducado da França foi criado em 13 de agosto de 2008, enquanto região administrativa especial do Principado Imperial de Monte-Real, equiparada a Baronato do Principado.


O Grão-Ducado foi então entregue à nobre Casa de Valois, representada por D. Jean de Valois, D. Tiago de Valois e D. Fernando d'Orleans et Valois.


​No dia 7 de setembro de 2008, o Principado Imperial de Monte-Real torna-se Império de Pacífica em documento assinado pelas micronações constituintes, sendo elas Esparta, Habsburgo e Valência.


​Em 9 de setembro, D. Fernando d'Orleans é feito Grão-Duque da França e Dauphin Micronacional da França.


O Império de Pacífica, não funcionando para os propósitos para o qual havia sido criado, inspirou nos micronacionalistas daquela época os primeiros clamores pela independência, iniciados no dia 15 de setembro de 2008.


É durante estes momentos que a Universidade Real Francesa, mais antiga que a própria micronação independente, é fundada, aos 15 dias de setembro de 2008.


​Em 24 de setembro, D. Fernando d'Orleans et Valois cria o Conselho Real, nomeando D. Tiago Galvão Valois como Primeiro Conselheiro Real.


​Quatro dias mais tarde, aos 28 dias de setembro, a Diarquia de Esparta abandona o Império de Pacífica. A razão apresentada para saírem foi que no seio de Pacífica uma votação havia sido aprovada no sentido de fundir as quatro micronações, a saber, Monte-Real, Habsburgo, Valência e Esparta, em Pacífica.


​Do dia 28 para 29 de setembro, a decisão parecia não ser outra: Às 17 horas e nove minutos do dia 29 de setembro de 2008, no Chateau de Fontainebleau, o Grão-Duque D. Fernando d'Orleans et Valois declara a Independência do Grão-Ducado da França.


O Grão-Ducado da França independente existiu entre às 17h09 e às 17h58 do dia 29 de setembro de 2008. Trinta e nove minutos após a Declaração de Independência, o Lord Mayor de Monte-Real reconhece em nome de S.A.I.&R. D. Eduardo Lagrenge, o Reino da França como micronação independente, e então nasceu em definitivo o Reino da França Micronacional.


​Hoje, a França Micronacional é uma das micronações lusófonas mais antigas em plena atividade, plena de história, mas também lutas, perdas, luto e superação. Ela passou por grandes transformações, atualizou-se e adaptou-se aos avanços tecnológicos e o advento das redes sociais, mas algo que nunca mudou foi o seu espírito e sua eessência.


O visionário e apaixonado D. Fernando d'Orleans et Valois (e depois Louis Philippe II) fundador do Reino da França Micronacional, não vive mais entre nós neste plano físico, mas deixou-nos um poderoso legado de amor e dedicação que a todos os franceses e estrangeiros inspira e continuará inspirando para sempre.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating*
bottom of page